Finalzinho do mês de junho foi momento de estrear o novo espetáculo da Traço Cia. de Teatro de Florianópolis. O espetáculo Quando dançamos acima das fogueiras estreou no dia 30 de junho no SESC Prainha.
Neste novo espetáculo tive o prazer de criar junto destes artistas e amigos que tanto admiro. Assumi o movimento de dramaturgismo, e em processos tão coletivos como este que vivenciamos é até difícil explicar a função. Mas gosto de pensar no movimento mesmo de uma dramaturgia que está aberta ao processo, à cena, ao encontro e a todas as transformações que podem surgir. Um movimento de provocação, orientação, estímulo, cuidado, bordado, pequenas explosões de palavras e acomodação de um caminho, uma rota, para que o jogo possa verter sem perigo de não saber para onde retornar. O principal desafio foi o de trazer a pesquisa importante para a Cia. com relação à ação de protagonismo do público em seus espetáculos. O dramaturgismo não podia dizer respeito somente às figuras palhaças, nem aos elementos da cena, porque tudo e todos fariam parte da experiência.
Foi um processo intenso e conectado, onde pude aprofundar minha pesquisa em relação à palavra que é corpo, e exercitar alguns dispositivos provocadores de elementos dramatúrgicos despertados a partir do corpo coletivo, da experimentação da cena e da própria pesquisa e inquietação dos atores e atrizes.
Eles seguem em apresentação em Floripa pelo mês de Julho. Vale conferir. Ingressos gratuitos.
Este foi um projeto realizado através do Prêmio Funarte.





A Traço Cia. de Teatro é uma companhia teatral profissional de Florianópolis (criada no ano de 2001). Sua principal linha investigativa é a Palhaçaria, experimentada em diferentes territórios de atuação: teatros, praças, ruas, hospitais, comunidades, empresas, escolas, campos de refugiados, áreas de conflito e outros. Assim, a Cia. desenvolveu uma linguagem artística própria, sustentada no encontro entre artistas e público, edificando uma relação horizontal, afetiva e transformadora.
Circulou por 18 estados brasileiros e diferentes países, como Portugal, Espanha, Itália, Cisjordânia, Colômbia e Costa Rica. Recebeu 07 premiações artísticas em diferentes festivais e, atualmente, possui um repertório formado por espetáculos teatrais, contações de histórias, intervenções artísticas e projetos humanitários como o (A)Gentes do Riso e as ações que realiza junto à organização internacional Pallasos en Rebeldía.
A Traço Cia. de Teatro também ministra oficinas de formação na linguagem da Palhaçaria, gere e coordena projetos junto às leis e editais de incentivo à Cultura nas esferas municipal, estadual e federal.