Oficina Escrever o cotidiano
Em 2020 eu idealizei a oficina de escrita criativa “Escrever o cotidiano”. A oficina foi selecionada no Prêmio Arte & Escola, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro por meio da Lei Aldir Blanc. Através deste edital pude abrir 05 turmas gratuitas para experimentarmos a escrita a partir do cotidiano. Depois desta experiência já foram realizadas mais 04 edições da oficina de forma independente e mais de 80 pessoas passaram pela experiência. Nesta oficina, através de dispositivos de escrita que já utilizamos no dia a dia, provocações, exercícios, leituras e referências, a proposta é lançar um olhar literário sobre a vida, desmistificando certos tabus em torno da escrita literária. É uma oficina onde investigamos o ato de escrever enquanto exercício, abertura e experimentação dos sentidos, enquanto ação possível em nosso cotidiano, seja ele um cotidiano barulhento ou silencioso, abrigado em um teto todo nosso, ou em um banco de transporte público em pleno trânsito. É uma oficina para soltar a mão e trabalhar as palavras, buscando nas próprias origens e cenas cotidianas um alimento possível para o texto, um alimento possível para o olhar que lançamos sobre o mundo. Esta oficina se destina para escritoras e escritores iniciantes, também para quem, independente de ambições profissionais, queira aproximar a escrita literária de seu dia a dia, para quem queira descobrir novas possibilidades em sua escrita, para quem esteja precisando destravar e desfazer nós no seu processo de escrita.
Escrever o cotidiano acontece em 02 encontros (que devido à pandemia só ocorreram de forma virtual, mas num futuro próximo podem ser presenciais) de 3 horas de duração cada. Toda pessoa participante recebe um material complementar após cada encontro, para que possa reverberar os movimentos trabalhados no processo.
Para maiores informações, ou se inscrever na lista de espera, mande um e-mail para escreverocotidiano@gmail.com
Oficina Escrever escrevendo
“Escrever escrevendo” é uma oficina cheia de exercícios disparadores de escrita, para que cada participante possa investigar quais os estímulos que mais lhe despertam as potências da sua própria escrita. A maioria dos exercícios são partindo de estímulos concretos e que estimulam diversos sentidos.
Esta oficina foi realizada pela primeira vez no ano de 2022 para os participantes dos processos de orientação literária. Em 2023 estará aberta ao público. Fique ligado na divulgação por aqui ou envie um e-mail pelo próprio site para saber mais.
Duração de 3 horas.
Oficina Da lista à narrativa
O que as listas podem ter a ver com a literatura? Nesta aula vamos investigar, na prática, possibilidades de respostas para esta pergunta, através de experimentos que partirão ou chegarão nas listas, construindo ou desconstruindo narrativas. Listas podem ser caminhos para processos ou pontos de configuração de linguagem. Além das práticas de escrita, veremos alguns exemplos de narrativas que utilizam listas e como. A proposta é, antes de tudo, abrir possibilidade para se divertir escrevendo.
“Da lista à narrativa” estreou em 2022 numa das oficinas do escritor Thiago Medeiros. Foi uma experiência ótima e em 2023 ela estará aberta ao público. Fique ligado na divulgação por aqui ou envie um e-mail pelo próprio site para saber mais.
Duração de 3 horas.
Serviços literários
Também ofereço os serviços de leitura crítica e orientação de projeto literário. Então você que está com as primeiras versões do seu original de ficção nas mãos, e precisa de uma leitura atenta, com sugestões e indicações que respeitem seu estilo, meu serviço de leitura crítica é para você.
Já você que está com uma baita ideia para um livro de ficção, mas não consegue colocá-la no papel ou até começou mas acabou travando no meio do caminho, meu serviço de orientação de projeto literário é para você.
Mande um e-mail para marinamonteiroarteescrita@gmail.com e vamos conversar.